Eventos Estressores, Traumas e Transtornos

Os Eventos Estressores são a soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos, as quais permitem, a pessoa superar ou não determinadas exigências do meio ambiente.
Os traumas ocorrem a partir dos eventos, são danos psíquicos negativos que causam dor e sofrimento acarretando aumento de determinado sentimento, como por exemplo o medo que poderá evoluir para um estresse maior provocando alterações mentais e comportamentais acarretando obsessões e outras fobias.
O estresse pode ser causado pela ansiedade e pela depressão devido à mudança brusca no estilo de vida e a exposição a um determinado ambiente ou evento, que leva a pessoa a sentir um determinado tipo de angústia. Quando os sintomas de estresse persistem por um longo intervalo de tempo, podem ocorrer sentimentos de evasão ligados à ansiedade e depressão.
Os transtornos também são conhecidos como distúrbios, perturbações, disfunções e doenças referem-se a alteração constante do comportamento e do pensamento causando comprometimento do funcionamento normal da pessoa, o que demonstra enfermidade e necessidade de cuidados, que podem ser desde o tratamento psicológico até internações psiquiátricas, o que envolve a necessidade de medicamentos.
(Fábio Roberti Coelho)